quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Um passeio pelo Centro: o que fazer no coração de Fortaleza


Tem gente que diz que o centro de toda cidade é igual. De fato, geralmente, esses espaços costumam ser formados por um amplo comércio, igrejas e muita gente para lá e para cá. No entanto, acreditamos que o Centro de cada cidade também é um bom roteiro para quem quer conhecer melhor sua história. É lá que você vai encontrar prédios antigos, estruturas tombadas, monumentos e entender como realmente funciona aquela região.

Por isso, nossas dicas de hoje são para você que quer compreender Fortaleza além das praias: vamos passear pelo Centro?

1. Vá ao teatro



Um dos nossos maiores orgulhos é o Theatro José de Alencar, que transpira história, beleza e arte. Lá, além de assistir peças e espetáculos de dança, você pode fazer uma visita guiada ou apenas descansar no jardim externo do local. Leve uma câmera: você vai se apaixonar pelos vitrais e pela majestade do espaço!

2. Conheça museus


O que não falta no nosso estado é história: por isso, há vários museus espalhados pela cidade, especialmente no Centro, como o Museu da Indústria e o Museu do Ceará, que conta com acervo fixo e recebe exposições de artistas locais periodicamente. Ali pertinho, no bairro da Praia de Iracema, você também pode conhecer o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea, no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar.

3. Descanse na praça


Um dos pontos mais movimentados da cidade, a Praça do Ferreira é um marco histórico e o ponto central do bairro, onde senhores se encontram para jogar damas, ainda há bancas de revistas e muito comércio ao redor. Aproveite para tomar um caldo de cana com pastel no Leão do Sul, lanchonete tradicional que está sempre lotada – vale a pena conferir por quê.

4. Admire a arquitetura antiga


A Catedral Metropolitana de Fortaleza é famosa pela sua arquitetura neogótica, criada por pelos belos vitrais e pela sua imensidão – dá para enxergá-la, com suas torres com mais de 70 metros de altura, em diversos pontos da região. Não deixe de reparar nos hotéis antigos e majestosos de arquitetura eclética, espalhados por todo o Centro, como o Excelsior Hotel.

5. Conheça o comércio local



Impossível passar pela capital cearense sem se encantar com o artesanato, a moda, a gastronomia e a cultura local. Amostras de todas essas artes regionais podem ser encontradas em um só lugar – o Mercado Central de Fortaleza, fundado há mais de 200 anos com o intuito de vender carne e verduras para os habitantes. Vale separar um dia inteiro para o passeio, pois o mercado, além de imenso, possui produtos similares em preço e material em algumas lojas (então não deixe de fazer uma boa pesquisa antes de comprar, hein?).

E você, o que mais gosta de fazer no Centro da cidade quando viaja? Conta pra gente nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário